top of page

Sistema de medição do RMB

 

Para a geração de RMB é necessário induzir um campo magnético variável no material. Neste procedimento é utilizada uma sonda que se compõe de um yoke eletromagnético em forma de U com a função de induzir um campo magnético alternado sobre a amostra e uma bobina leitora que detecta o sinal de RMB. A Figura 2 e Figura 3 mostram o esquema da cadeia de medida e uma sonda típica de RMB respectivamente.

Figura 3. Sonda de RMB .

Figura 2. Esquema da cadeia de medida do RMB.

O sinal medido pela bobina leitora, inicialmente é amplificado e filtrado para depois ser digitalizado utilizando uma frequência da aquisição de dados que pode variar entre 200 e 1000 kHz. Por outro lado a corrente que alimenta o Yoke é gerada por uma fonte bipolar que por sua vez pode ser controlada por um gerador de função ou utilizando uma saída D/A da placa de aquisição de dados.

 

No procedimento de medida, a sonda (Yoke e bobina leitora) é colocada sobre a superfície do material, embora não seja necessário haver contato sensor/superfície. O RMB medido com este tipo de sistema e representado no domínio do tempo é mostrado na Figura 4. Nessa figura podem ser observadas a corrente de excitação aplicada na sonda (proporcional ao campo magnético gerado, Linha vermelha), e o correspondente RMB emitido (linha azul). Nesse caso são mostrados 4 avalanches (blocos ou “Burst”) do RMB.

Figura 4. Sinal do RMB no tempo com 4 Burst  

bottom of page